RSS
 

Arquivo para April 22nd, 2021

Existe uma quinta força da natureza

22 Apr

Há uma chance em 40 mil que seja apenas uma coincidência estatística, o que dá uma alta probabilidade que exista uma força desconhecida ainda, e que seria a 5ª. força da natureza, provocada pela interação de múons, partículas subatômicas comparadas aos elétrons e que são mais pesadas que estes.

As quatro forças fundamentais da natureza são a gravitacional, a magnética, a força nuclear forte e a força nuclear fraca, e estas forças foram unificadas num momento físico chamado de Física formaram o Modelo da Física Padrão, entretanto, que esta nova força da natureza parece romper.

A descoberta do bóson de Higgs parecia ter estabilizado o modelo da Física Padrão.

A força fraca é a desenvolvida entre as subpartículas atômicas leptos e hádrons, enquanto a força nuclear forte é a que mantém a coesão nuclear e a união dos quarks (outra partícula subatômica fundamental, que são compostos por 6 tipos de hádrons), mas a interação de múons é nova.

Foi em meados da década de 1960 que os quarks foram descobertos, então além de prótons e nêutrons, formadores do núcleo dos átomos que tem elétrons em sua volta, havia pequenas partículas que foram chamadas de quarks, ela foi o ponto de partida para partículas subatômicas.

Assim foram descobertas as partículas glúon, que agem como partículas de troca da força forte dos quarks, os bósons, que possuem mais de 86 vezes o peso de um próton, e é provável que estejam na origem do universo, os fótons como partículas e recentemente os grávitons que são os responsáveis pela interação das forças de gravidade.

Os múons são partículas subatômicas instáveis, parecidas aos elétrons, porém 207 vezes mais pesados, os cientistas do Fermilab, o laboratório de estudos de partículas de Illionois, EUA, usam estas partículas para estudar as forças fundamentais da natureza e se depararam com esta interação de múons, ainda não se sabe exatamente o que elas fazem.

A existência dessa força é quase certa, como disse Ben Allanach, professor da Universidade de Cambridge: “Meu sentido Aranha (o superpoder intuitivo do Homem-Aranha) está formigando e me dizendo que isso vai ser comprovado”.

Allanach deu possíveis nomes para esta força: “força do sabor”, “hiperforça da terceira família” e o estranho “B menos L2”, eu sugiro algo mais simples: “força muônica” já que estão na sua origem.

DAS, A., SIDARTH, B.G. The fifth force? Physics, Disponível em: [1911.01360] The fifth force? (arxiv.org)