RSS
 

Arquivo para maio 10th, 2021

Imunidade de rebanho “vacinado”

10 mai

A queda lenta das infecções e das mortes, ainda acima de 2 mil mortes diárias (2091 no sábado), embora não se tenha uma análise estatística que comprove é provavelmente devido a vacina, pois tanto as medidas de isolamento quanto um protocolo claro para abrir atividades “não essenciais” não é claro e não é implementado de modo seguro, por exemplo, transporte urbano e comércio.

A chegada de mais de 628.290 doses da vacina Pfizer que deverá ser distribuída em todo país, em torno de 1,1 milhão de doses, a capital paulista já acusou necessidade de mais vacinas, que recebeu 135.720 doses e precisa vacinar idosos de 60 a 62 anos, em número de 371 mil.

O Rio de Janeiro distribuiu em todo estado 472 mil doses, para as faixas de 65 a 69 anos, idosos com mais de 80 e funcionários da saúde, a maior parte da vacina é da AstraZeneca e destina principalmente a segunda dose.

Segundo a FioCruz 17,71% da população foi vacinada até sexta-feira, e 8,05% com a segunda dose, em todo o país os número são de um total de 53 milhões de doses aproximadamente.

A partir do dia 15 de maio a FioCruz começa a produzir insumos no país, com isto será a primeira vacina totalmente nacional, porém as doses nacionais estarão prontas somente no segundo semestre, receberam a primeira dose 35.235.949 e 17.715.680 a segunda dose, em termos proporcionais isto significa 8,37% da população já recebeu a segunda dose, e 25,95% a primeira.

O governo dá o número de 75.600.000 doses aproximadamente já distribuídas no Brasil, isto significa que há disponível para esta semana haverá 22 milhões de vacinas disponíveis, espera-se que este número seja real, pois representará um significativo crescimento na vacinação.

Neste ritmo, se for verdadeiro vamos aguardar os números do final desta semana, poderia significar a imunização, ao menos com a primeira dose da vacina de metade da população, antes da chegada do inverno rigoroso para julho e julho, porém é preciso lembrar que outras viroses estarão no ar, e os protocolos hospitalares e casas de saúde precisam preparar este cenário.

Segue a CPI da Covid e espera-se que de fato sejam apuradas as responsabilidades, e eventuais desvios e abusos financeiros que é um ato de desumanidade num momento de pandemia.