RSS
 

Arquivo para junho 4th, 2021

O Deus-Homo e a possibilidade da eternidade

04 jun

É mais antigo do que se pensa a pretensão humana de chegar aos céus, Homo Deus é a atualização bem escrita e bem-feita desta história do homem de busca do “céu” aqui na terra, o paraíso perdido já deu vários ensaios e livros, a ideia de um Deus próximo acalenta muita gente.

Diz Harari, a mais digna atualização desta narrativa que os impérios, corporações, acumulação e riquezas desde a deificação dos Faraós e dos imperadores romanos, são as narrativas que por escrito: “a escrita também fez com que fosse mais fácil aos humanos acreditar na existência dessas entidades ficcionais porque habitou as pessoas a experimentar a realidade por meio da meditação e de símbolos abstratos” (Harari, p. 171).

Embora acredite que as religiões tenham cooperado no aspecto ético, ele afirma que “religiões apresentam a tendência irritante de transformar declarações factuais em juízos ético, criando com isso uma grande confusão e obscurecendo o que deveriam ser debates muito simples.” (p. 202).

As interpretações de Morin, Sloterdijk e Chul Han vão na direção contrária, Morin parte da complexidade: “O mundo torna-se cada vez mais um todo. Cada parte do mundo faz, mais e mais, parte do mundo e o mundo, como um todo”, Sloterdijk vai explorar na “Crítica da razão cínica” a ideologia como “falsa consciência”, como uma visão deturpada, e por isso, falsa, da realidade e vai por isto criticar o humanismo contemporâneo.

Chul Han penetra na alma humana, ao diagnosticar a ausência de conclusão, da busca pelo eficientismo e a incapacidade de morrer, num sentido figurado, mas que também é a busca pela eternidade, por aquilo que permanece e que cada conclusão adiada levaria a ela.

A fantasia divina de tornar o homem também eterno, foi na expressão de Jesus, divino humano e homem divino, o Deus-homo que Harari, como bom judeu, tem dificuldade de acreditar.

Na passagem em que Jesus começa a “abrir o verbo” em Mc 3,20 que diziam que “Ele está possuído por um espírito mau” e que até mesmo sua família foi repreendê-lo , Ele irá responder que são sua família (seus amigos) o que ouvem a palavra de Deus e as vive, para dizer que só os são capazes de viver a ética e a conduta humana de Amor ao Outro são de fato sua família.

O Deus-Outro nos convida a viver esta realidade já aqui na terra, sem deixar de ter problemas.

HARARI,  Yuval  Noah. Homo  Deus: uma  breve  história  do  amanhã. Trad. Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.