RSS
 

Arquivo para agosto 30th, 2021

Cautela e cuidados com as novas variantes

30 ago

No Brasil até o sábado, o Ministério de Saúde distribuiu mais de 230 milhões de das vacinas contra a covid-19, estas 187 milhões já foram aplicadas sendo 128,4 milhões em primeiras doses e 59 milhões já tendo completada o esquema o que dá 36,9% da população, e ainda não basta, pois as novas variantes afetam enquanto o esquema não é completado.

O número de mortes e infecções no Brasil tem caído lentamente, mas ainda está na faixa pouco abaixo das mil mortes diárias de média móvel e perto das 20 mil infecções diárias.

Pesquisa ampla realizada pelo FioCruz revelaram que ao completar o esquema de vacinação, as vacinas AstraZeneca-Fiocruz e CoronaVac são efetivas contra infecção, hospitalização e óbito: A AstraZeneca-Fiocruz com 90% de proteção e a CoronaVac com 75%.

Assim, com 36,9 % do esquema de vacinação a atual fase de imunização ainda é frágil, e os novos protocolos de flexibilização não tem fundamento científico, exceto pesquisas feitas com rigor e dados comprovados, toda informação divulgada, mesmo por órgãos oficiais, não são confiáveis.

O infectologista e pesquisador da Fiocruz Julio Croda, afirmou em entrevista à CNN, que é preciso acelerar a vacinação para proteger as pessoas com maior eficácia contra a variante Delta, e ainda que a eficácia cai para idosos e pessoas com comorbidades.

Quanto a possibilidade de uso do esquema misto de vahttp://Mixed Oxford/Pfizer vaccine schedules generate robust immune response against COVID-19, finds Oxford-led study | University of Oxfordcinas, chamado de intercambialidade, um estudo conduzido pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, mostrou que as vacinas que apresentam melhor respostas imunológicas são a combinação de Pfizer e da AstraZeneca, com um intervalo e quatro semanas, sendo maiores resultados da AstraZeneca seguida da Pfizer.

A flexibilização é responsabilidade dos órgãos governamentais de saúde, porém os cuidados são medidas pessoais que todos podemos tomar, ainda evitar aglomerações, fazer o uso correto de mascaras e uso de álcool gel devem continuar seguindo os protocolos.

Um período de pandemia longa causa também um stress pessoal e psicológico, é preciso encontrar ocasiões para passeios ao ar livre, relaxamento de diversas formas e contatos virtuais com amigos e colegas do ambiente de trabalho.

Nos cuidemos, pois, a pandemia ainda não passou e não é impossível que um novo ciclo surja.