RSS
 

Arquivo para setembro 14th, 2021

O antigo normal era normal?

14 set

Em seu livro “É preciso mudar de via: lições do coronavírus”, Edgar Morin elabora 15 lições da pandemia e os desafios que virão quando superá-la, e é preciso dizer que estamos ainda perto da metade do caminho da imunização.

Aponta em seu livro: “O isolamento foi uma reclusão, mas também também uma libertação interior em relação ao tempo cronometrado, ao ritmo condução- trabalho-cama dos trabalhadores, à sobrecarga de horas de trabalho das profissões liberais (…) Terminando o isolamento vamos retomar a corrida infernal?” pergunta o centenário pensador.

Um mundo mais sustentável, com maior cooperação global (e menos centralizações), o isolamento social duro mostrou que algumas dessas mudanças são possíveis.

A regeneração da natureza, a pequena trégua que demos mostrou que a natureza ainda pode se recuperar, mas com menos transportes, com indústrias mais sustentáveis, com ações mais solidárias e socorro emergencial aos pobres em situação vulnerável, a pouca circulação de aviões e navios pelo mundo deram alguns sinais positivos da natureza.

A imprevisibilidade da Pandemia, a proximidade da morte e a parada à força da humanidade colocaram em xeques antigas “verdades” e leis que pareciam sólidas não eram, nesse momento de crise é possível pensar num novo rumo, a hora de “mudar de via” como quer o sociólogo.

Além de uma grande reforma social, a reforma pessoal que leve em conta toda a complexidade humana (não o homem voltado apenas para a conquista e o domínio da natureza), a mudança de valores éticos, e um novo humanismo regenerado, pode ser uma utopia, porém talvez seja uma última chance para uma civilização em crise.

Escreveu Morin: “Solidariedade e responsabilidade são imperativos não só políticos e sociais, mas pessoais. Desde já deveríamos entender que a reforma da sociedade e a reforma pessoal são inseparáveis. Ghandi escreveu: Sejamos a mudança que queremos ver no mundo”, sem mudar de via chegaremos aos mesmos dilemas da modernidade: injustiças e cansaço.

Byung-Chul Han já alertava sobre o modelo atual da Sociedade do Cansaço.