RSS
 

Arquivo para fevereiro 10th, 2022

Fome, pandemias e guerras

10 fev

Grandes períodos de fome na antiguidade eram devidos as guerras de conquistas e pilhagens, o período babilônico, assírio, depois os persas e gregos e finalmente o império romano, segue-se o período dos Hunos e dos bárbaros do Norte da Europa.

A fome neste período era principalmente devido a pilhagem e a transformação dos povos dominados em escravos, na Antiguidade Grega é pensada pela primeira vez a ideia do Estado (cidades-Estado), porém ainda haviam escravos e na população havia a diferença social dos plebeus, era preciso ser “educado” como cidadão e não deixava de haver virtudes e certa religiosidade.

Também a história Bíblia, muitos fatos foram comprovados historicamente, grande número de guerras, pestes e fome são narrados, de modo especial no período de dominação egípcia, calcula-se que o período da fuga do povo hebreu do Egito se deu por volta de 1391 a 1271, outros historiadores sugerem 1592 (Jerônimo) e James Ussher sugeriu 1571 como período inicial.

Neste período teria acontecido as famosas 10 pragas e portando seguidos de fome naquela região, há muitas controvérsias sobre esta história.

A primeira grande fome devido a crises sociais e também climática foi datada de 1315-1322 que atingiu quase toda Europa, um ano de uma primavera com temo ruim de 1315, seguiram-se dois anos de muita seca e calor, neste período há um grande número de guerras quando foram se estabelecendo reinados e grão-ducados, porém depois seguiu-se o período da peste negra (ou bubônica) de 1347 a 1351, onde calcula -se que morreram de 75 a 200 milhões de pessoas (quadro de (Peter Bruegel “O triunfo da morte”, 1562).

Um período de fome também aconteceu na Irlanda no período de 1849 a 1852 devido um fungo aniquilou a plantação de batatas, onde a alimentação era bastante dependente na alimentação deste produto, enfrentou a fome, a mortalidade e a redução de 25% da população por morte ou imigração.

Ao período da guerra de Secessão de 1861 a 1865, basicamente pela defesa da escravidão para mantinha o sul e parte do leste num modelo agrário, para o Norte e Oeste mais industrial e que seguiu-se a um período de industrialização e que faz os Estados Unidos despontar como potencia industrial no período seguinte.

A Europa fodeste período mantinha quase toda a África (exceto a Libéria e a Etiópia) quase toda num modelo colonial, apesar disto no início do século começa um ciclo de crise financeira e superação do modelo agrário e superação do período nacionalista com muitos países, em especial França, Reino Unidos e a Russia com desejos expansionistas e a queda do chamado Império austro-húngaro.

Segue-se a este período em que é deflagrada a primeira Guerra Mundial com mais de 10 milhões de mortos, o período da gripe espanhola e de fortes imigrações de populações rurais para a própria África e para a América Latina, o Brasil recebeu além de populações italianas, alemãs e espanholas, também pequenas populações da Ucrânia, Polonia e até mesmo de japoneses.  

A quebra financeira e a má solução da primeira guerra, nos tratados de Versalhes foram fermento para a segunda guerra mundial, a fome na Ucrânia no período estalinista foi feita em post desta semana e a fome que permanece no continente africano está feita no post de ontem.