RSS
 

Arquivo para abril 4th, 2022

Covid 2.0: flexibilização e cuidados

04 abr

Exceto a China, que ainda faz lock-downs rigorosos, mesmo países que praticavam confinamentos, como Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, ao flexibilizarem as medidas de proteção tiveram nas últimas semanas significativo aumento de casos por covid, mesmo assim reabriram.

Chamo de Covid 2.0, porque a Web 2.0 significou a chegada da Web para todos, sim a maioria dos casos são poucos graves e há muitos casos assintomáticos, porém o vírus circula, e o número de mortes em torno de 200, que é o caso do Brasil, significa 1.400 por semana, isto não é pouco.

Na Europa muitos países, como Reino Unido, Dinamarca, França e Espanha, já tinham relaxado as medidas de políticas públicas de saúde, e lá já se verificam aumentos dos casos da Covid 2.0.

No mundo todo o número de casos vem caindo, e a própria OMS acena já com um cenário pós-Covid, o que preocupa é que não há uma política para casos de surtos em determinadas regiões e uma política clara de flexibilização, e o número de mortes pequeno, 1643 nas últimas horas, é contrastante com o número de infecções: 777 mil.

Aposta-se que as novas variantes serão menos graves (a China já descobriu nova variante), embora não menos infecciosas pois a BA.2 já é mais infecciosa que a ômicron original, que explica o número alto de infecções.

Seria recomendável verificar e isolar regiões com surtos e não deixar de ter alguma proteção social, por exemplo, distanciamento e máscaras que é possível mesmo com a flexibilização.

A esperança que as novas variantes sejam menos agressivas e que o número continue caindo é boa, mas não deixar de tomar cuidados é perigoso e agora depende só de atitudes individuais e dando apoio a regiões carentes que tem ainda baixo índice de vacinação.

A Irlanda flexibilizou os protocolos, agora o HSE (Health Service Executive) — serviço de saúde pública irlandês informou estes dias que o número de casos de internações por covid voltou a crescer e estuda aplicar a 4a. dose.