RSS
 

Arquivo para abril 27th, 2022

Twitter, Cibercultura e Paz Perpétua

27 abr

A compra do Twitter por Elon Musk por U$ 44 bilhões, o bilionário da Space X e da Tesla, tornam as mídias de redes sociais cada vez mais atreladas ao campo político e balança o império das mídias tradicionais.

Uma das ideias básicas de Musk é tornar a rede menos controlada (a função de moderador) e com mais possibilidade de texto, no lançamento em 2006 era de 140, em 2017 foi ampliado para 280 e provavelmente acrescentará textos maiores, Musk é proprietário da ferramenta Revue.

A NetFlix perdeu 200 mil assinantes (pouco para 100 milhões de assinantes, mas uma tendência), CNN enfrenta fortes problemas com um discurso editorial (7 em cada 10 telespectadores) tenta mudar o enfoque, é a grande mídia sofrendo com o avanço das novas mídias, e tudo indica que a guerra no campo bélico e ideológico vai se deslocar para o campo cibernético, os drones praticamente aposentam a ideia de uso de tanques e aviões com autonomia de voo e de voo tornaram a guerra desigual em força e material bélico mais igual.

Mas a liberação da arbitragem no Twitter preocupa, embora a proposta de algoritmo de código aberto seja interessante, mas a grande questão são as ideias sobre a guerra de Musk.

Claro tudo isto é condenável pelo número de vítimas civis que causam, pelas tragédias humanas que ali se desenvolvem também entre militares que estão num campo de batalham onde muitos não gostariam de estar.

A Paz Perpétua de Kant trazia a proposta de um preceito da razão sobre o poder, porém um estranho ditado aparece no meio de seu texto (analisaremos o texto no próximo post), que é prudentes como as serpentes e suave como as pombas, no texto bíblico (Mt 10:16)é possível também se traduzir “simples como as pombas, porém a interpretação kantiana é divergente:

“…Sede prudentes como a serpente»; a moral acrescenta (como condição limitativa): «e sem falsidade como as pombas” (Kant, 2008, p.34), e o próprio Kant aponta que “as duas coisas não podem coexistir num preceito” uma contradição evidente, a Paz Perpétua é mais complexa, claro.

Este é o problema das novas mídias, é preciso usar o recurso muito usado na política de certa “falsidade”, ou dubiedade quer seja para despistar os opositores, quer seja para iludir o povo.

Não há como estabelecer a paz se não há respeito de culturas e valores conflitantes, claro dentro de limites humanitários razoáveis, o primeiro é a própria vida posta em cheque na guerra e o segundo é possibilitar a sobrevivência e autodeterminação dos povos para decidir seu destino.

KANT, I. A paz perpétua. Trad. Artur Mourão. Portugal: Universidade da Beira Interior Covilhã, 2008