RSS
 

Arquivo para outubro 10th, 2022

A paz possível

10 out

Enquanto a Ucrânia realiza avanços no sul, na região próxima a Kherson, e Putin oficializa a anexação das 4 regiões em disputa (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia), o empresário americano/sul-africano Elon Musk propõe um plano de paz, surpreendente para sua visão.

A ideia era a realização de referendos nas quatro regiões anexadas citadas acima, mas desta vez sob a supervisão da ONU, o fornecimento de água potável a Criméia (que depende da Ucrânia para isto) e a manutenção da Ucrânia como neutra em relação a OTAN.

Claro isto é para ser colocado numa mesa de negociação, surpreende porque o empresário até o presente momento era plenamente favorável a Ucrânia, e agora sofreu duras críticas do país, e por outro lado um aceno da Rússia para sua proposta.

Quanto valem as vidas humanas ali, de ambos os lados, o perigo de uma guerra nuclear, agora a tensão sobe também na Coréia do Sul com testes de mísseis e aviões na fronteira da Coréia do Norte, enfim é preciso tirar um pouco da pressão para fazer as mentes sadias respirarem.

O lado militar da guerra, teve pequenos avanços da Ucrânia no Sul e a explosão de uma ponte na Criméia, enquanto a Rússia prepara seus reservistas para novas ofensivas na região, os caríssimos mísseis HIMARS (high Mobility Artillery Rocket System) que tem dado exito aos avanços da Ucránia, são limitados em número e caríssimos, lembro que na guerra do Afeganistão eram lgo acima de 5 milhões de dólares, um afronto a pobreza e os níveis de vida de muitos povos.

O inverno chega no final do ano no hemisfério norte, e a corrida contra o tempo na guerra pode ser um mal sinalizador para ambos lados, a Ucrânia avançar a qualquer custo e a Rússia arriscar a vida de milhões de jovens numa guerra insana e a constante ameaça nuclear.

Já há testes sendo feitos, os possíveis alvos e que armas seriam usadas são pensadas por analistas de guerra, como se tratasse de um simples jogo de xadrez e não um risco civilizatório.

Pensar na paz é urgente, todos dizem querer, mas o que se vê em campo é uma crescente tensão e desafio aos limites do racionalismo humano (na foto acima é a rendição de um tanque russo, porém bem que poderia ser uma bandeira de paz).