RSS
 

Arquivo para novembro 9th, 2022

Religiões e negócios

09 nov

Uma sociedade incorpora valores em sua forma de organização, assim uma sociedade baseada no mercado pode imaginar que tudo é mercado, inclusive a religião e a política, mas não é.

A política deve cuidar do bem comum e a religião deve ressaltar os aspectos espirituais, não significa que os humanos não existam, mas transforma-la num comércio é mudar sua essência.

Não se trata de nenhuma religião ou crença específica, todas aquelas que se comercializam acabam confundindo seus verdadeiros valores com aqueles que a sociedade moderna incorporou, o negócio, a venda e a troca, enfim valores que não são aqueles que de fato fazem uma ascese.

Todas as religiões estão sujeitas a isto, todos podem se transformar em negócio, porém não há nada de divino nisto, sua essência é apenas o negócio e as formas para justifica-lo.

O cristianismo não é diferente, não havia sinais de riqueza em Jesus, também é verdade que não viveu uma vida austera, como foi por exemplo a de João Batista, seu precursor, diziam até que ele era comilão e beberrão, gostava de boa mesa e deixou seu memorial numa mesa (eucaristia).

Uma passagem bíblica lembra que Jesus se revoltou ao ver o comércio em um templo (2Cor 6,16) e fez um chicote de cordas para expulsar “junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas”, não por acaso são estes que se agarram ao poder terreno.

O melhor exemplo de discípulo de Jesus e que é venerado em muitas religiões foi Francisco de Assis, filho de um milionário de tecidos, decide por uma vida humilde e cheia de sacrifícios, e ainda Francisco era amante da natureza e também é lembrado por isto.

Uma canção deste grande personagem do cristianismo diz ainda que ele era homem de paz, e na canção há um trecho que diz: “onde houver ódio que eu leve o amor”, o mundo precisa de Amor.

Nos aproximamos do final de ano, estranho porque é um ano de Copa do Mundo para os que gostam de futebol, mas também das festas de final de ano, que reencontremos Amor e Paz.