RSS
 

Arquivo para novembro 28th, 2022

Nova variante e covid 19 em alta

28 nov

Ainda que os números não sejam os mesmos do pico da pandemia, a tendência de alta nos casos permanece e uma nova preocupação surge como fator preocupante.

Segundo o Centro Alemão de Primatas (DPX), do Instituto Leibniz e da Universidade Friedrich Alexander Erlangen Nurbnerg, as terapias atualmente aprovadas para tratar pessoas com riscos de desenvolvimento de casos graves da Covid-19 também  não são eficazes contra as variantes virais que estão em ascensão em todo mundo, de modo especial a sublinhagem  da }omicron BQ.1.1. em ascensão em todo mundo.

Também a Food and Drugs Administration (FDA) que regulamenta as drogas nos Estados Unidos assim como a Agência Europeia de Medicamento (EMA0 européia, as vacinas anteriores não funcionam para esta variante, novas vacinas em testes já estão sendo utilizadas, e como sempre já há teoria negacionistas circulando, e o excesso de lockdown na China já gera uma onda de protestos.

O que está em jogo como no início da pandemia é a queda ou ascensão, agora com experiencia anterior, de uma nova onda letal sobre toda a humanidade, o quadro promete se agravar se não houverem medidas ou se elas não forem aceitas pelas populações já exausta de confinamentos e medidas preventivas.

O número não é exagerado, nem na média móvel no número de casos, no Brasil na faixa acima dos 20 mil casos diários, nem no número de mortes, no Brasil menos de uma centena (80 no fim de semana). Porém a taxa se mantém (veja a figura).

Soma-se no caso brasileiro a tumultuada transição e governo, que gera uma certa inércia no sistema de saúde, onde os custos também se revelam altos e segundo o governo eleito está muito caótico.

No hemisfério norte é inverno e isto preocupa ainda mais, também a ineficiência de medidas preventivas preocupa, isto sem falar do fator agravante de uma guerra que mina as fontes de energia necessárias ao aquecimento de ambientes e o enfrentamento do frio, em especial na região onde a guerra não dá trégua.

Espera-se em todo mundo, e de modo especial no Brasil, alguma sensatez das autoridades que são em última análise, responsáveis pela saúde e pela vida de milhares de pessoas em risco.