RSS
 

Arquivo para março 13th, 2023

Guerra se torna perigosa e pode sair do controle

13 mar

Conforme o cenário de guerra avançava no leste europeu, várias análises foram feitas aqui mostrando uma guerra cada vez mais cibernética e com chances de ser nuclear, agora tanto noticiários internacionais (como a CNN por exemplo), como os serviços de inteligência americano, apontam esta trágica evolução.

Oficiais do Comité de Inteligência do Senado americano falaram na quarta-feira passada (08/03) deste cenário afirmaram o que está escrito no relatório do Gabinete de Inteligência Nacional: “degradaram as capacidades terrestres e aéreas convencionais de Moscou e aumentaram sua dependência de armas nucleares”, assim uma janela para a paz está se tornando cada vez menor.

A batalha de Bakhmut, que pode abrir caminho para uma invasão maior no território da Ucrânia, está custando caro para ambos lados, porém irá intensificar a guerra em solo ucraniano, com perdas e cenários imprevisíveis.

Enquanto os russos anunciam vitória em Bakhmut, os ucranianos dizem que cada soldado ucraniano morto custou a vida de 5 soldados russos, propaganda a parte, a Russia paga sim um custo caro pela disputa da região e mostra que será uma guerra passo a passo e custando muitas vidas, além dos refugiados e da destruição material.

No plano global cresce o envolvimento da OTAN enquanto a Rússia busca aliados além da China.

O envolvimento com armas e até treinamentos de tropas da Polônia e Alemanha, assim como o já evidente envolvimento da OTAN desde o início da guerra pode extrapolar os limites de Rússia e Polônia e passar a todo continente Europeu, já um “novo Pear Harbour” russo, lançando mísseis de longo alcance em território americano iniciaria uma tragédia global pela potencia das armas.

As armas estão disponíveis e também no oriente há uma tensão, agora com aproximação da Coréia do Sul e Japão das forças ocidentais.

A paz sempre é possível, mas ela exige um ambiente de cooperação e compreensão entre nações.