RSS
 

Nova onda de aplicativos móveis

02 Feb

Vários fenômenos novos de desenvolvimento de aplicativos que todos  interligados, marcarão  a próxima fase de desenvolvimento de software em aplicações para este ano.

Já há uma ênfase em clara aplicativos móveis. Os tablets, e em particular  o IPAD já estão prejudicando as vendas de netbooks e dispositivos móveis, com processadores multicore com mais poder e recursos, eles vão ser cada vez mais úteis em empresas e profissionais de TI.

Acrescente a isto um consumo “de tecnologia, que é uma maneira elegante de dizer que os trabalhadores usam seus dispositivos móveis pessoais no trabalho e na sua vida pessoal, e a demanda por aplicações móveis recebe um impulso”, e a análise de Leila Modarres, vice-presidente de marketing da DeviceAnywhere.

Segundo  a  visão dara ao site TechNews: “As grandes empresas já estão começando a empregar um número significativo de colaboradores móveis em casa”, e acrescentou “em 2011, a maioria das médias e grandes empresas irão trabalhar na implantação das aplicativos para sua força de trabalho, e em muitos casos, eles virão desenvolvê-los partindo do zero”, assim muito aplicativo destinado a determinados produtos de mercado estarão na rede.

Isto vai acelerar o conceito de Plataforma como serviço (PaaS) (Platform as a Service, PaaS).

Este conceito associado ao Cloud Computing vai prover toda uma  gama nova de desenvolvimentos isto pode parecer que estamos voltando ao período inicial da computação, mas agora de forma organizada e escalar
Uma quantidade crescente de atividade voltada a estes appdev será realizada on-line, e as empresas procuram reduzirem custos, o que vai impulsionar ainda mais este  conceito de PaaS.

Isto significa que desenvolvíamos programas para um sistema operacional com um processador específico antes da rede , depois passamos a desenvolver para uma plataforma que abstraía o processador e o sistema operacional o que possibilitou o uso da rede, foi  o caso de Java e .NET; agora vamos desenvolver para um PaaS que pode ser da Google App Engine, Azure MS ou Amazon S3, para dispositivos como Android, iPad, etc, mas só o tempo dirá se isto serão um serviço tão comum como o de eletricidade ou telefonia.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. Luiz C. F. dos Santos

    Monday February 7th, 2011 at 12:36 PM

    O pessoal da caelum postaram sobre as experiências deles com cloud, bem intressante.

     
  2. Luiz C. F. dos Santos

    Monday February 7th, 2011 at 12:36 PM

    O pessoal da caelum postaram sobre as experiências deles com cloud, bem intressante.