RSS
 

Web e Dia do Bibliotecário: uma coincidência?

12 mar

LibraryWebSiteO dia do bibliotecário é comemorado no Brasil no dia 12 de março, curiosamente esta é a data que também pode se considerada a fundação da World Wide Web, pois no dia 12 de março de 1989, Tim Berners-Lee publicava um artigo sobre esta “camada” em cima da internet.

 

Sim é esta a explicação básica sobre a Web, um aplicativo ou um software que acessa informação que está online a partir de endereços na internet, que embora tenham o mesmo tipo de numeração dos endereços de e-mails, localizam servidores que tem um DNS (Data Name System), que é uma espécie de “nome de fantasia” do endereço real.

 

Em uma explicação básica, a web é um software para navegar pela informação que está online. Seu diferencial é a possibilidade de clicar em links para abrir os arquivos em computadores que podem estar em qualquer lugar.

 

Os bibliotecários que tiveram seu dia ontem, aproveito para parabenizá-los, são guardiões da missão da disseminação da informação e do direito democrático de acesso a ela, entre os quais se inclui o livro impresso, mas não apenas ele, e sim toda forma de informação incluindo a cultura, a informação histórica e patrimonial e também é claro, a informação digital.

 

A informação na Web ainda é amplamente aberta e igualitária quanto a velocidade, mas a tentativa de criar uma sub-Web, diferenciando os interesses públicos dos comerciais existe, e tem sido palco de grandes debates, que inclui o Marco Civil Brasileiro, lei da internet aqui.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.