RSS
 

Jovens leem e vão à biblioteca

15 set

A pesquisa é uma das mais amplas que conheço e vale a pena ser lida inteiramente, o queIdade_biblio pode ser encontrado no site PewResearch Internet Project.

A pesquisa foi feita em americanos jovens na faixa de idade entre 16 e 29 anos, mais especialmente entre aqueles que são fascinados em pesquisas e organizações ligadas a uso de tecnologia avançada, sendo estudados grupos de acordo com a diversidade racial e ética, suas relações com partidos, instituições e religiões, e como as atitudes diferentes dos mais velhos.

O relatório foi feito em vários anos de investigações estudando o papel das bibliotecas na vida dos americanos e de suas comunidades com o foco especial na geração Y sendo olhados os atores chaves que afetam o futuro destas comunidades destacando: Bibliotecas, editoras e produtores de mídias de diversos tipos e de cultura em geral.

O relatório começa separando em três gerações, no enfoque da pesquisa, diferenciados, a primeira é composta pelos estudandos do ensino médio (idades de 16-17), a segunda é em idade de faculdade (18-24) e mesmo não frequentando foram considerados, e a terceira, mais madura indo ao mercado de trabalho (24-29).

A primeira constatação é a mais óbvia, que a maioria absoluta está envolvida de alguma forma com a tecnologia, em torno de 98% usam internet, 90% usam sites de redes sociais, e três quartos (77%) tem um smartphone, 38% um tablet ou e-reader (24%).

Quanto a leitura é mais ou menos parecido aos mais velhos, leram ao menos um livro no último ano, 43% leem em qualquer formato, parecido aos adultos, 88% leram um livro (os mais velhos 79%) e 37% foram arrebatados pela e-leitura no ano passado, entre 19-29 ao menos um livro eletrônico.

São igualmente aos adultos propensos a usarem a biblioteca, mas mais propensos a usarem o site da biblioteca, nos últimos 12 meses, na idade de 16-29, 50% usaram a biblioteca ou book-mobile, contra 47% dos adultos acima desta idade, 36% dos jovens usam o site da biblioteca, em comparação com 28% daqueles 30 e mais velhos.

Quanto a atitude cultural ou de uso da mídia em geral de adultos dos mais jovens são mais propensos a participação de eventos esportivos ou shows que adultos acima de 30 anos.

Quanto ao uso de biblioteca a maioria dos jovens americanos sabe onde sua biblioteca local é, mas muitos não são familiarizados com todos os serviços que pode oferecer: 36% disseram que sabem pouco ou nada sobre os serviços da biblioteca local em comparação com 29% adultos acima de 30 anos.

Há mais dados lá, vale a pena conferir no site da PewResearch.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.