RSS
 

O nascimento do homem e o espiritual

12 ago

Acredita-se que o homem tenha nascido entre Chaveaux400 e 100 mil anos atrás, ou melhor, para os que acreditam que evoluíram a partir dos primatas, seria este o período do Homo Sapiens.

É ao menos curioso, que apesar de nossa rejeição da técnica, a classificação e sua evolução seja justamente em função do uso de determinadas técnicas, foi o dinamarquês Christian Thomsen, num livro publicado em 1836 que classificou nossa “pré-história” em: pedra lascada, pedra polida, bronze e ferro.

Dois estudos são bastante indicadores que talvez esta “pré-história” não seja exatamente como pensamos: os estudos de Stonehenge e a descoberta recente da caverna de Chaveaux.

Tanto o monumento de Stonehenge quanto Chaveaux, demonstram que o homem primitivo já tinha concepções estéticas e espirituais maiores do que pensamos, o jornal inglês The Guardian fez uma reportagem para dizer que a realidade da história de Stonehenge, segundo pesquisas atuais é muito maior do que se pensava.

A caverna de Chaveaux, filmada pelo cético Werner Herzog em um documentário chamado A Caverna dos Sonhos Esquecidos, mostra uma realidade ainda maior, calcula-se que seja datada de 30 mil anos atrás e além da beleza estética das pinturas encontradas ali, também uma realidade subjetiva de espiritualidade aparece ali, chamada no filme de Herzog de Homo Spirituales e que está documentado pelo History Channel.

 

 

Comentários estão fechados.