RSS
 

Porque a inflação vai subindo

29 out

Empréstimos facilitados e juros baixos foram a forma do governo comprarInflação empresários e obter mais dinheiro para suas campanhas, e o BNDES é o epicentro deste furacão.

Então pouco vale a política de aumentar a taxa Selic, que teoricamente seria uma restrição ao crédito, se o BNDES fez empréstimo em mais de US$ 170 bilhões, que é maior que o Banco Mundial, e mantém juros subsidiados ao seleto grupo dos “amigos” do governo.

É mais uma entre tantas mentiras, mas esta é uma mentira para o próprio governo, que tenta desesperadamente restringir o crédito para conter a inflação, que já atingiu 9,85 % e deverá bater a casa preocupante dos dois dígitos até o final do ano.

Goste o governo ou não já é a pior recessão dos últimos 25 anos, dizem todos economistas a menos dos fundamentalistas do governo, que perguntam ao BNDES se o crédito facilitado aos empresários não estaria na contramão das altas taxas da SELIC que caem sobre a população, segundo o ministro Levy: “há uma aceleração dos gastos”.

A divida bruta evoluiu para 65% do PIB e era de 52% quando a presidenta assumiu em 2011, e ao nível que estão estes juros isto torna-se significativo porque vai minando a capacidade do país investir, uma vez que os juros tornando ainda mais proibitivas estas dividas.

A dívida bruta do país cresceu para cerca de 65 por cento de seu produto interno bruto. Quando a presidente Dilma Rousseff, que está tentando evitar um impeachment, assumiu, em 2011, a proporção era de 52 por cento.

Os economistas repetem o Banco Central “precisa elevar as taxas significativamente mais do que o normal a cada subida da inflação” e o governo controlar seus gastos, mas fará isto ?

 

Comentários estão fechados.