RSS
 

O ano novo curdo

21 mar

Os curdos celebram seu ano novo, um povo que acredita-se ser a verdadeiraNoruz civilização originária da região entre o Iraque, Turquia e Síria e com uma religião e calendário próprios recebem o seu Ano Novo comemorado por cerca de 200 mil pessoas.

 

Noruz é celebrado há pelo menos 3000 anos e está profundamente enraizado nos rituais e nas tradições do Zoroastrismo, sendo celebrado em muitos países que fazem parte do Curdistão (onde é chamada Newroz), chegam até Afeganistão e outros países.

 

O primeiro dia do calendário iraniano cai no equinócio de março, que corresponde ao primeiro dia da primavera no Hemisfério Norte,que é quando durante o equinócio, o sol incide diretamente sobre o equador e este ano caiu neste final de semana.

 

Falando sobre o ano novo curdo, o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon disse: “Esta tradição antiga de ano novo coincide com a chegada da primavera, dando origem a uma rica variedade de costumes, rituais e festividades, das comunidades no oeste, centro e sul da Ásia, ao Cáucaso, Balcãs e outras regiões.”   (International Business Times)

 

 

Isto lhes confere certa universalidade, ainda que não tenham seu direito a um território próprio reconhecido.

 

Comentários estão fechados.