RSS
 

Touchless além do IoT

04 abr

Além de dispositivos e sensores que permitem a internet das coisas (IoT), o tecnologiaTouchless2 touchless prevê que qualquer coisa tocável possa se acionar dispositivos e controles em nosso ambiente, é a ficção do Minority Report de 2002, já quase ao alcance de todos.

No filme John Anderton se relacionava com bases de dados através do movimento holográfico das mãos com gestos e com click no ar escolhendo elementos para interação.

A medida que avançamos, o armazenamento em núvem e a inteligência ligada aos dados, o sensoriamento através dos gestos, em breve será possível a comunicação sem teclado, sem mouse ou sensores, bastando que tenhamos algum equipamentos “vestível” em nosso corpo: um relógio, uma pulseira, ou mesmo vestimentas que tenham comunicação Wifi ou Bluetooth.

O que falta em relação ao filme Minority Report são os ambientes holográficos, como iremos acioná-los ? ainda a tecnologia avançou pouco nesta direção, pois seriam milhares de pixels (na verdade voxels, porque serão pixels volumétricos) para serem processados.

O que existe já disponível são projeções em superfícies e câmeras que capturam os movimentos nestas superfícies onde podemos tocar em imagens de interruptores, e dispositivos de controles virtuais projetados e capturas por câmeras, o futuro está aí.

Dirão que é mais uma barbaridade, mas logo que lançados os bárbaros invadem o mercado.

Vamos postar em breve das tecnologias já disponíveis.

 

Tags:

Comentários estão fechados.