RSS
 

A atualidade do apóstolo Tomé

21 abr

Tanto em ciência como em crenças, ainda que muita ciência seja também uma forma de GlobalWorldcrença, o tal ver-para-crer tem se tornado algo presente em nossos dias.

Mas há também o refúgio em espiritualidades e metodologias científicas vazias, onde a prova se sabe já antes de que algo seja provado, aliás também na fé, existe a fé provada, e só ela torna a prática e a crença sólidas, livres de superstições e crendices, que é refugio para muitos.

O texto bíblico onde Tomé diz que queria tocar as chagas para crer, ainda que tenha por tanto tempo acompanhado e seguido Jesus, é um texto contundente, ao encontrá-lo entre os apóstolos Jesus diz em João 20,28: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”, claro vale para quem crê.

Como pode isto servir para quem não crê, é muito simples, saber que há algo além dos sentidos e que existe uma esfera da mente, espiritual ou sobrenatural, como queiram, o que chamamos de Noosfera.

Não foram só crentes que escreveram sobre isto, termo cunhado por Teilhard Chardin, também Edgar Morin o utilizou e o filósofo brasileiro Mario Ferreiras dos Santos escreveu sobre noologia, e também filósofos como Kant, Hegel e muitos outros admitiram uma “fenomenologia do espírito”, embora como cristão não creio que tenha correspondência ao que vem dos Evangelhos.

Se quisermos uma definição consensual, podemos dizer que há “esfera do pensamento humano”, e os fenômenos que nela acontecem significam que há comunicação de valores, ideias, mitos e filosofias, e tudo é profundamente humano, como a dúvida de Tomé.

A definição de Edgar Morin sobre noologia, ou seja, os estudos nesta esfera do espirito, é feita assim: “A esfera noológica, constituída pelos fenômenos, os espirituais, é um riquíssimo universo que compreende ideias, teorias, filosofias, mitos, fantasmas e sonhos.“ pode ser encontrada em Morin Método I – Natureza da Natureza p. 110.

Ver para crer, portanto, embora no caso de Tomé signifique uma limitação aos sentidos, o mundo hoje se vê graças a tecnologia e isto tem um aspecto além dos sentidos que é o contato com uma esfera mais geral onde mesmo sem a fala nos comunicamos, conforme o post anterior, este deve ser o nosso modo de pensar em uma era que o mundo todo se vê, domingo eleições na França, a crise Trump-Coréia do Norte, tudo nos toca e nos provoca, então devemos “tentar pensar os problemas da humanidade na era planetária”, reducionismos e ignorância não cabem, preconceitos são odiosos.

 

Comentários estão fechados.