RSS
 

Islândia fará constituição em crowdsourcing

16 Jun

Ainda ressentida de uma profunda crise financeira de 2008, a Islândia decidiu começar do zero de modo inteiramente inovador.

A constituição atual é um remendo da independência da Islândia da Dinamarca em 1944, com pequenos ajustes como trocar a palavra “rei” pela palavra “presidente”, mas agora vai inovar.

Com uma combinação de plataformas de mídias sociais: Facebook, Twitter, Youtube, Flick para recolher sugestões dos cidadão, os membros de um conselho constitucional vão fazer rascunhos em postagens no site do pais, todas as semanas. Disse Thorvaldur Gylfason, membro do Conselho Constitucional da Islândia, segundo o The Guardian:

“Acredito que esta é a primeira vez que uma constituição é elaborada pela internet”, e acrescentou:

“O público pode ver a constituição ser construída diante de seus olhos … isso é muito diferente dos velhos tempos onde alguns decidiam a constituição, por isto, achei melhor achar um local remoto e distante dos olhos, fora do controle nosso”.

Ao criar o novo documento, o conselho tem postado cláusulas do projeto em seu site todas as semanas desde que o projeto foi lançado em abril. O público pode comentar e participar de uma discussão na página do conselho do Facebook.

O Conselho tem ainda uma conta no Twitter e um canal de YouTube onde as entrevistas com os membros são colocadas, uma conta com fotos dos 25 membros no local de trabalho, tentando maximizar a interação com os cidadãos.

O crowdsourcing segue um fórum nacional do ano passado, quando 950 pessoas selecionadas aleatoriamente passou um dia a discutir a constituição. A comissão terá um anteprojeto, que deverá estar concluído no final de julho, e submetida a um referendo, sem quaisquer alterações impostas pelo parlamento, por isso vai ser realmente um documento do povo, pelo povo.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.