RSS
 

Um trabalho sobre análise de redes da pandemia

01 out

Cientistas chineses propuseram um método de mostrar visualmente, de maneira simples, o risco de pandemia em regiões com diferentes graus de conexão, a partir das bases de dados dos casos de infecção (relatados e confirmados do COVID-19) usando análise de redes, em artigo publicado pela Elsevier em Jornal da Desastres de Infecções.

As análises de redes já têm sido utilizadas em pesquisas médicas para estudos de co-expressão gênica, co-ocorrência de doença e topologias das dinâmicas de propagação de doenças infecciosas.

O estudo pesquisou os casos de COVID-19 confirmados na China desde o final Janeiro até março de 2020 e estes casos foram divididos em 9 períodos de tempos.

Os gráficos de redes construídos com base na correlação das mudanças no número de casos confirmados entre duas áreas geográficas (por exemplo, nas provinciais da China), se a correlação dava maior que 0,5 significava que as áreas conectadas estavam em uma rede.

O risco de pandemia era analisado com base nas frequências em diferentes regiões conectados nos gráficos de redes, com isto foi possível avaliar os níveis de co-evolução entre as regiões e com isto tomar medidas conforme cada caso.

O que o estudo demonstrou foi não basta confiar em casos relatados e confirmados da COVID-19, a análise de rede fornece dados para uma visualização poderosa e clara do risco de pandemia e a análise de rede pode complementar as técnicas de modelagem tradicionais, e segundos os autores estes dados podem fornecer evidências mais oportunas para informar futuros planos de preparação.

Futuros trabalhos quantificando a conexão da rede devem ser considerados em pesquisas e planos de pandemia.

Soa, M.P.K; Tiwarib, Agnes; Chud, Amanda M.Y.; Tsangd , Jenny T.Y.; Chan, Jacky N. L.. Visualizing COVID-19 pandemic risk through network connectedness Mike. International Journal of Infectious Diseases, 96, 2020, p. 558-561.   Disponível em: https://www.ijidonline.com/article/S1201-9712(20)30317-9/fulltext , Acesso em: 29 de setembro de 2020.

 

Tags:

Comentários estão fechados.