RSS
 

O vírus em queda, como novas preocupações

01 nov

O número de casos na Rússia que se manteve em alta, novos casos surgindo na China atribuídos a variante Delta, segundo dados da própria comissão Nacional de Saúde do país, acusavam 32 casos na Mongólia interior, no norte do país e que já se espalhou por 11 províncias, foram confirmados casos nas províncias de Guizhou no Sul, Shandong no Leste e em Gansu próxima da Mongólia Interior, três casos em Pequim e dois em Yinshou, na região autônoma Ningxia Hui.

No Brasil a média móvel das mortes segue em queda, agora na faixa de 260 mortes, com 75% já tendo tomado a primeira dose, e 55% as doses necessárias, pode-se prever um Natal e um fim de ano mais brando da Pandemia no país, muitos eventos coletivos já estão liberados, jogos com 100% da torcida e festas e shows públicos.

A preocupação agora se volta para os problemas sociais decorrentes da pandemia, desemprego, empobrecimento e alta nos preços.  Mesmo que venham alguns socorros sociais, eles serão insuficientes para conter o alargamento da crise.

O fechamento de escritórios nos centros, o uso obrigatório de máscaras e as restrições impostas a restaurantes transformaram as paisagens em cidades de todo o mundo, e provavelmente deverão se manter a longo prazo, como repensar o espaço urbano, o que fazer com prédios de escritórios, loja e restaurantes fechados nos centros das cidades, as smarts cities apontavam caminhos com uma tendência, aparentemente só eletrônica, agora ela parece inevitável, em Singapura até mesmo o policiamento é feito por robôs (foto).

Os imensos espaços vazios devem ser preservados e cuidados, sem robôs o custo fica elevado para pouca população, então em muitas cidades ou ficarão centros abandonados ou deverão desenvolver formas de manutenção e policiamento mais informatizadas, além das câmeras já existentes.

É provável que um número razoável de pessoas volte a rotina de aglomerações em grandes centros, mas há uma tendência de ir para cidades menores ou sair dos centros urbanos e trabalhar home office.

 

Tags: , ,

Comentários estão fechados.