RSS
 

O cometa natalino Leonard

15 dez

Descoberto em de janeiro deste ano pelo astrônomo G. J. Leonard, da Universidade do Arizona, a partir do Observatório do Monte Lemmon, localizado em Tucson, Arizona, o pequeno corpo celeste o Cometa Leonard tem o período orbital de 80.000 anos, e já foi visto no hemisfério norte em sua aproximação da Terra, e agora poderá ser visto nas próximas semanas a partir do dia 15 no hemisférico sul.

Tecnicamente chamado de C/2021, está invertendo a sua posição de visibilidade do norte para o sul do planeta, então moradores do hemisfério sul poderá vê-lo, embora pequeno.

A distância de máxima aproximação da Terra foi de 34 milhões de quilômetros dia 12 de dezembro, agora segue em direção ao Sol, em 18 de dezembro já estará próximo a Vênus, a 42 milhões de quilômetros e orbitará o sol no dia 3 de janeiro de 2022, a uma distância de 90 milhões de km, estas distâncias são pequenas em termos espaciais, mas devido o seu tamanho será visto como um ponto fraco até lá, com um telescópio e conhecendo sua órbita será mais fácil vê-lo.

O cometa viaja a velocidade de 70 km/s, e apesar das expectativas serem muito boas, é preciso lembrar que estará cada vez mais próximo ao Sol e traz a possibilidade de perder força, no geral eles são imprevisíveis e quanto mais próximo do Sol tanto podem perder como aumentar seu brilho, assim o quão brilhante estará sua calda no nosso hemisfério ainda não é muito certo, no hemisfério norte a observação foi feita mais facilmente com ajuda de instrumentos, mesmo que um pequeno telescópio.

As observações feitas até agora houve um aumento da luminosidade devido a um fenômeno conhecido como espalhamento frontal, partículas de poeira ejetadas do cometa provoca uma refração da luz, quando o ângulo entre o cometa, em relação a Terra e o Sol é muito grande (maior que 160º), como sua trajetória é perpendicular a terra isto estará ocorrendo estes dias de 14 e 16 de dezembro, mas o espalhamento depende do tamanho das partículas e é claro, do céu estar limpo, no sul do Brasil há chuvas neste momento.

Ao contrário do cometa Neowise, que esteve mais brilhante no hemisfério norte em 2020, desta vez o Leonard será mais visível no Hemisfério Sul, sendo visível no horizonte, a cada noite a partir de hoje será mais visível mais acima em direção ao planeta Vênus (incorretamente chamado de Estrela Dalva), e ficará mais visível por mais tempo até o dia 18 porque aparecendo mais tarde o céu estará mais escuro.

É preciso procurar um lugar com boa visibilidade, pouca luz local e céu aberto, e olhar para o horizonte a oeste, até 3 de janeiro quando se aproxima do Sol e começará a ficar fraco.

URGENTE: Lançamento do telescópio espacial James Webb adiado para dia 24/12.

 

Comentários estão fechados.