RSS
 

Crowdfunding: a multidão financia projetos

21 Jul

A iniciativa está ganhando espaço no Brasil, o crowdfunding é um modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas, segundo a revista Exame.

O modelo é simples, uma plataforma on-line expõe um projeto e diz quanto é preciso para que ele seja financiado, e ao contrário de pedir a um banco ou a um grupo econômico, pedem-se adesões on-line, os autores do projeto podem oferecer alguma forma de retorno do investimento, por exemplo, se for um filme, os “financiadores” receberão as primeiras cópias em troca.

Houve um crescimento expressivo de sites brasileiros de crowdfunding, inspirados no Kickstarter, site pioneiro dos EUA que vem levantando mais de US$ 40 milhões de dólares para projetos criativos em apenas dois anos.

Um projeto brasileiro interessante é o que financia um ônibus que vai circular e realizar diversas etapas de uma Conferência Nacional de Transparência, Participação e Controle Social. O projeto já contra com adesão suficiente para iniciar o projeto e está no site Catarse.me.

Algumas iniciativas podem ser encontradas no site brasileiro de crowdfunding, mas outras como – Multidão, Movere e Benfeitoria, e outros menores, já começam a ter sucesso também.

O site Ideias.me mapeou as plataformas por localização, revelando um mapa muito interessante que já se espalha por todo o país, enquanto o webcitizen mostra o mapa no mundo.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.