RSS
 

Liberdade, Tolerância e Paz

12 ago

Diz o adágio popular: “o preço da liberdade é a eterna vigilância”,estenderia este pensamento a tolerância e a Paz, onde elas deixam de existir, também a liberdade acaba por ser cerceada.

Não só os autoritários desejam limitar a liberdade, também há modelos autoritários que tentam se justificar em nome de promessas que não realizam: a justiça, a moralidade pública e o bem estar de seus semelhantes, por tudo isto depende sempre de espaços para o diferente e o diálogo.

O primeiro ato de uma guerra é eliminar os diferentes, o segundo é estabelecer um estado de exceção que permita aos que estão no poder alimentar o combustível da intolerância pela guerra.

Não se trata de um assunto nacional, a extensão destas tensões já tem contornos mundiais, até mesmo a Anistia Internacional, órgão isento e geralmente tolerante, já apresenta distorções em suas ações e tem como questionável seus relatórios.

A Pandemia gerou um problema global, entretanto nem este “inimigo” comum nos tornou solidários, não conseguimos ler um grande sinal de socorro civilizatório e com isto outros virão.

Então qual é nossa reação a ausência de solidariedade e de paz, responde disse o chileno Pablo Nerudo: “os poetas odeiam o ódio e fazem guerra à guerra”, e é bom lembrar que o Chile passou também por um momento autoritário com a ditadura de Pinochet.

Para um mundo mais justo e fraterno não são necessárias só palavras, é preciso sim ações que sejam de fato afirmativas para implantar a tolerância, o direito a diferença e a liberdade social.

Aos que creem a palavra bíblica é muito clara, pois um anúncio de uma civilização de solidariedade e paz é preciso ação, está escrito em Lucas (12,49-51): “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aces. Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!. Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 

É um divisor de águas claro entre cristãos de fato e aqueles que pensam na paz celeste apenas.

 
 

Tags: ,

Comentários estão fechados.