RSS
 

Covid residual e ausência de protocolos

15 ago

A Covid permanece baixa porém estável com média móvel de mortes acima de 200, e registrando nos últimos dias próximo a 300 mortes diárias, o número de casos decresce lentamente, em torno dos 30 mil casos conhecidos diário.

Os protocolos seguem tratando como uma doença comum, com pouquíssimos cuidados, em alguns ambientes, sendo a maioria dos ambientes, mesmo pouco arejados, pouco fiscalizados.

Divulgam-se relatórios e protocolos apenas como um dever burocrático, na prática pouco são observados, fica a critério pessoal ou de algum funcionário sanitário ou administrativo zeloso.

A Media Mundial de casos estava na semana passada em 899.983 em 770.230, mostrando que também a nível mundial há uma certa “estababilidade”, porém considerar os números baixos é desconsiderar a possibilidade de novos casos e variantes aparecerem.

O número de casos e mortes mundiais, pode ser observado como uma quinta onda mais fraca e com tendência a queda, mas olhando os números de média móvel de mortes em torno de 200 mil é preocupante e deveria ainda estar sob fortes cuidados protocolares.

O comité de emergência da OMS para a Pandemia, tem emitido notas desde o início do mês de julho mantendo o estado de Emergência de Saúde Publica de Interesse  Internal, fazendo notar o crescimento de taxas de infecção em alguns países e alertando para a manutenção da vacinação.

Em nota de julho o Comité expressava: “preocupação com reduções acentuadas nos testes, resultando em cobertura e qualidade de vigilância reduzidas, além de menos sequências genômicas sendo submetidas a plataformas de acesso aberto. Isso impede as avaliações das variantes atuais e emergentes do vírus e está se traduzindo em menor capacidade de interpretar tendências na transmissão e de ajustes em medidas de saúde pública”.

Os governos locais entretanto parecem não estar alerta ao nível que pede a OMS.

 

Tags:

Comentários estão fechados.