RSS
 

Pandemia em queda, poderá haver outra ?

22 ago

A Pandemia segue em queda, lenta devido tanto pela taxa de vacinação quanto ao relaxamento das medidas protocolares, no Brasil foram registrados 144 mortes e 15 mil infecções, é a taxa mais baixa desde maio.

A pergunta é se novas pandemia podem surgir e quais os cuidados para prevenção, que é bem melhor que deixar acontecer para depois soar o alarme.

Na China algumas viroses graves são monitoradas, em geral vem de animais para humanos, a do musaranho, um pequeno roedor é uma delas, um estudo divulgado dia 4 de agosto detectou o Langya henipavirus (LayV) que causou lá infecções me 35 pessoas, entre 2018 e 2021, nas províncias de Shandong e Henan, causa sintomas como febre, fadiga, anorexia, mialgia e náusea.

Porém a previsão a médio e longo prazo é que haja um processo “evolutivo” para fungos e bactérias, isto porque os defensivos agrícolas e os remédios para bactérias causam uma evolução nos organismos, e no caso dos fungos não há muitos estudos e o uso de defensivos é cada vez mais intensivo.

Nos Estados Unidos foi encontrada uma bactéria rara chamada Burlkolderia pseudomallei, que pode deixar algumas pessoas extremamente doentes, em especial doentes com problemas de diabetes e renal, os médicos estão em alerta, mas não há ainda casos relatados.

O alerta de fungos foi feito por uma reportagem do National Geographic, que diz que conhecemos pouco destes organismos e são muito resistentes a tratamentos e com isto no caso de uma pandemia poderia sair do controle.

Os estudos para prevenção devem também ter financiamentos, eles são a base para evitar as pandemias junto com a divulgação imediata de casos que podem ser crônicos.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.