RSS
 

Dinheiro, moral e ética

15 set

Assim como estabelecemos no post anterior, seja qual for a forma das trocas, no nosso contexto atual os cartões de bancos, ainda que tenha aparecido neste cenário o dinheiro digital bitcoin, que é polêmico, na base de toda relação está a troca de mercadorias nos mercados.

Assim não é o dinheiro, mas os mercados que podem ser corrompidos pelas práticas de estabelecer preços para as produções, e esta é que pode ser ética e moral ou não, incluindo as práticas que levam a corrupção, favorecimento em trocas e posições de mercado com algumas recompensas ilegais que são pagas a pessoas que ocupam postos de decisão.

Assim os mercados não se limitam a distribuir os bens, eles também expressam e promovem certas atitudes em relação aos produtos trocados: o favorecimento de leitura na idade infantil, o leilão de vagas em instituições de ensino que são chaves para altos cargos e até mesmo a contratação de mercenários estrangeiros em guerras.

Também o pagamento de profissionais por valores justos e condizentes com o nível mínimo de vida e o que já é assunto praticamente global: os níveis de seguridade social que garantam a todos um nível de renda mínima para uma vida saudável e digna.

Quanto aos valores morais, também pode-se dar inúmeros exemplos, talvez o mais claro seja um amigo pelo qual se paga não é o mesmo do que um amigo pelo qual se tem uma amizade gratuita.

As relações de amizade e de respeito que mantemos em relação a todas as outras pessoas, sejam do nosso círculo ou não, seja de nossa preferência política, religiosa ou étnica ou não, significa um valor moral mais alto que aqueles valores que o dinheiro “paga” e pelo qual se tem “respeito”.

Byung Chul Han explica que onde o respeito acabou, a esfera pública entra em decadência, e esta é a raiz da profunda crise civilizatória que vivem, os efeitos sociais, econômicos e políticos são só uma consequência, quando é preciso que leis impeçam o desrespeito é sinal de decadência e grave crise na esfera pública.

 

Comentários estão fechados.