RSS
 

Uma chance para a paz

27 fev

Ao contrário de tudo que se imaginava para um ano de guerra, completados neste fim de semana, o confronto Rússia x Ucrânia pode ter um desfecho diferente, finalmente há uma chance para a paz.

O Brasil fez uma proposta nova de moção na ONU, além de se oferecer para mediação das negociações, a China também parece disposta, mesmo que sobre desconfiança de uma possível ajuda militar à Rússia e tudo isto mudou o cenário de votação de uma nova moção na ONU, mais branda, de condenação da invasão russa.

A moção aprovada com alguma inclusão do texto brasileiro, teve uma votação foi muito significativa, votaram a favor 141 votos (mais países que a anterior), 32 abstenções, sendo a da China significativa, e sete contra: Coréia do Norte, Nicarágua, Eritréia, Belarus, Síria, Mali e a própria Rússia.

A Rússia diz que aceita eventual mediação do Brasil, e a China é óbvio seria bem, mas já neste caso há desconfiança do ocidente, pois o texto proposto pela China fala em “descanso” russo, se a China enviar armas a Rússia, mesmo com a ajuda da Otan a Ucrânia, esta estaria muito fragilizada.

Foram feitas propostas de emendas, a Belarus por exemplo queria retirar a parte do texto que responsabilizava a Rússia pelo início do conflito, porém o texto brasileiro mesmo sendo mais brando, deixava claro a agressão russa.

Assim agora há uma maior possibilidade de um bloco para negociações de paz bilateral do ponto de vista ideológico, e uma maior consciência do desgaste e dos prejuízos humanitários da guerra.

A paz começa finalmente a ser pensada de modo realista e por ambos lados em conflito.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.