RSS
 

USP realiza Jornada sobre história em quadrinhos

23 Aug

Quem tem idade se lembra do Pererê, do Jeca Tatu, do Fradinho e muitos outros personagens que ilustraram a cultura e até mesmo o pensamento de um período da história.

Tendo como proposta “divulgar avanços científicos relacionados às histórias em quadrinhos nas diversas áreas do conhecimento, de modo a promover o intercâmbio de novos conhecimentos e experiências”, a USP começa no dia de hoje a I Jornada Inter- nacional de História em Quadrinhos.

O evento se realiza nas dependências da Escola de Comunicações e Artes, onde o tema aborda a relação do HQ com jornalismo, história, cidadania, linguagem, cinema, literatura e outras áreas, há uma taxa de inscrição, que varia entre R$ 50,00 e R$ 200,00, e a inscrição pode ser feita na hora.

O programa se inicia na noite desta terça feira com a Mesa Redonda “Implodindo preconceitos: os pioneiros do estudo de   quadrinhos no Brasil” com as presenças de  José Marques de Melo (Umesp), Moacy Cirne (a confirmar), Álvaro de Moya (ECA/USP), Antonio Luiz Cagnin (ECA/USP). 

Na quarta feira durante o dia haverá mesas temáticas e a noite um tema cada vez mais presente que são os Mangás, com os debatedores Sônia Bibe Luyten (Grupo de Pesquisa de Comunicação Visual/Faculdade Cásper Líbero), Selma Martins Meireles (FFLCH/USP).  Em seguida é debatido os quadrinhos na Argentina, com a Juan Sasturain (Argentina) e Laura Vásquez (Universidad de Buenos Aires/Argentina.

Na quinta feira as 18 h. será debatido a chegada do “gibi” na escola, com os professores Eduardo Calil (UFAL), Elydio dos Santos Neto (UFPA) e Márcia Mendonça (Unifesp), em seguida com a presença de Hector Fernandes L`Hoeste da Georgia State University, serão discutidas as divergências e convergências nos quadrinhos ibero-americanos.

O ciclo se encerra com a presença de Álvaro de Moya (ECA/USP) e a mesa temática sobre os 40 anos do lançamento do livro Shazam! .  Os adéptos tem uma boa oportunidade para conversar sobre o tema.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. USP realiza Jornada sobre história em quadrinhos |

    Tuesday August 23rd, 2011 at 09:48 AM

    […] Filosofia, Noosfera e Cibercultura Share this:FacebookEmailTwitterMaisLike this:LikeBe the first to like this […]

     
  2. USP realiza Jornada sobre história em quadrinhos |

    Tuesday August 23rd, 2011 at 09:48 AM

    […] Filosofia, Noosfera e Cibercultura Share this:FacebookEmailTwitterMaisLike this:LikeBe the first to like this […]