RSS
 

Avanço na computação quântica cria circuito básico

08 Mar

Os computadores atuais tem um limite que são os cristais de silício, formadores dos chamados CIs (Circuitos Integrados) cuja base de funcionamento é a eletrônica inicialmente a válvula, que foi a primeira geração, era dispendiosa e cara, queimavam como lâmpadas, depois os transistores,  a segurança geração e finalmente os CIs, a terceira e a quarta gerações (os computadores no chip), mas as próximas serão os qbits, os bits quânticos, que não mudam o modelo lógico do computador, mas os seus circuitos quânticos no lugar dos eletrônicos. 

Os CIs cresceram e se miniaturizaram numa velocidade espantosa, que dobram de capacidade a cada dois anos, no entanto, uma evolução que segue num processo exponencial, não poderá continuar indefinidamente: “Em algum momento chegará ao limite, onde um único transistor vai trabalhar com os métodos clássicos”,  ou seja, com a eletrônica atual dos CIs, explica o professor Mark Saffman da UW-Madison, que está limitada pelo tamanho dos átomos. Sua universidade acaba de lançar uma porta Não-controlada em bit quântico.

O seu colega de pesquisa, o professor de Física da UW-M, Thad G. Walker, acaba de divulgar que conseguiu, usando a física quântica, criar esta porta NÃO (circuito lógico básico da computação) utilizando com sucesso átomos neutros, ou seja, sem carga, conforme descrição na edição de 8 de janeiro da revista Physical Review Letters, daí a um computador quântico inteiro vai tempo, mas é o passo elementar que devia ser dado.

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. José Eduardo

    Tuesday March 9th, 2010 at 05:17 PM

    Caro Prof. Mucheroni, parabéns pelo blog, ótimos textos!

     
  2. José Eduardo

    Tuesday March 9th, 2010 at 05:17 PM

    Caro Prof. Mucheroni, parabéns pelo blog, ótimos textos!