RSS
 

Previsões de TI para 2012

13 Dec

Semana passado a IDC e o grupo Gartner soltaram suas listas de previsões para o ano de  2012,  Segundo o IDC o mercado mundial de tecnologia da informação vai movimentar 7% mais dinheiro que em 2011, parecido a este ano que foi de 6,9%.

Os países ditos emergentes ainda perdem nos investimentos no total em TI no mundo, 28% serão nestes países ditos emergentes, já a China deve ultrapassará o Japão.

Para a IDC, a computação em nuvem deverá crescer quatro vezes mais rapidamente que o mercado de TI e assim os serviços na nuvem devem movimentar mais de 36 bilhões de dólares.  A previsão é que este mercado seja disputado por Amazon, Google, IBM, Microsoft, Oracle, Salesforce, VMware e outras.

Também a previsão é que os aplicativos migração em massa rumo à computação em nuvem em 2012, mais de 80% dos novos aplicativos corporativos serão voltados para a nuvem e o crescimento para o próximo ano é em torno de 2,5% portadas para a nuvem.

Para a IDC, o sucesso do Windows 8 nos tablets é crucial para a Microsoft,  mas há duvidas sobre o sucesso pois dependerá de quem a empresa comprar ou fazer uma aliança para prover conteúdos na nuvem, como a Netflix provável parceira.

Há muitas outras previsões especulativas, porém duas que são importantes é o crescimento do volume de dados  que vai crescer 48% em 2012, atingindo 2,7 zettabytes (cerca de 2,7 sextilhões de bytes) na estimativa da IDC.  

Há especulações quanto a segurança e uma “bolha” nas redes sociais que estouraria em 2013, problemas de segurança e privacidade que sem dúvida crescem e preocupado, mas são especulações do mercado privatista que não vê o crescimento do mercado livre.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.