RSS
 

Adiamento e anúncio de nova partícula

28 Dec

Enquanto a “decisão” definitiva sobre a partícula de Higgs ficou para 2012, os pesquisadores do LHC (Grande Colisor de Hádron), uma das duas equipes, a equipe do Atlas,  anunciou a “primeira descoberta clara” de uma nova partícula, feita pelo maior experimento científico do mundo.

Embora seja um bóson, mas não é “aquele” bóson tão esperado, ele se chama Chi-b (3P), um estado mais energético das partículas chi, já vistas em outros experimentos.

Prevista pelo Modelo Padrão (o modelo que procura o bóson de Higgs), lá estava a nova partícula, exatamente onde se esperava, formada por um quark beleza e um anti-quark beleza, devidamente ligados pela força nuclear forte.

A Chi-b (3P) nunca havia sido observada antes, embora prevista, assim a sescoberta não se distancia muito da redescoberta das partículas subatômicas fundamentais, foi feita quado o LHC ainda estava esquentando os motores.

Sobre a partícula de Higgs foram dadas muitas explicaçõe e algumas desculpa, a descoberta definitiva ainda não aconteceu, podemos esperá-la para 2012, ou uma resposta negativa conclusiva.

O artigo pode ser encontrado no repositório aberto ArXiv.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.