RSS
 

Dia de mover seu domínio

29 Dec

Com apoio declarado a lei anti-internet livre SOPA, o site GoDaddy perdeu mais de 70 mil domínios na semana passada, e dia 29 de dezembro está sendo marcado como “dia de mover o seu domínio” em referência ao apoio a lei pró-censura SOPA.

Embora nominalmente a lei SOPA (Stop Online Piracy Act) é um projeto de lei recheado de boas intenções: impedir a proliferação da pirataria e outros crimes contra o direito autoral (que é diferente do direito de propriedade), a propriedade intelectual na prática só é preservada porque os direitos são transferidos a empresas.

O ano de 2011 foi marcado por tentativas de censura a internet , do mundo árabe onde ditadores e corruptos estão perdendo espaço aos Estados Unidos, onde a lei SOPA é parte central de disputas.

Com sua aprovação, o governo federal dos Estados Unidos poderá decretar que um site acusado de infringir copyright seja posto em uma lista negra de DNS e sistemas de busca e seja automaticamente retirado do ar, e estes atos muitas vezes são arbitrários.

Grupos como Mozilla, 4Chan, Reddit, Tumblr, Facebook, AOL, Wikimedia, ACLU, Twitter, Google, LinkedIn e Yahoo! já se manifestaram contrários à iniciativa SOPA.

Grupos com forte interesses comerciais, como Apple e Microsoft, envidentemente são favoráveis, a disputa agora foi para os provedores, quem poderá impedir os usuários de colocar seus conteúdos em provedores com interesses maiores em uma internet livre ?

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.