RSS
 

Vitória do Ficha Limpa !!!

17 Feb

Com a mobilização de milhões de brasileiros, apesar de articulações políticas contrárias, que infelizmente valeram os votos dos ministros Gilmar Mendes e Dias Tofolli, claramente políticos, a lei Ficha Limpa foi aprovada e poderá valer já nas eleições deste ano.

Agora além de milhões de ativistas da Web, da campanha junto aos políticos honestos no site Ficha Limpa, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), muitos foram os brasileiros que se organizaram e mobilizaram para fazer esta campanha pacífica, ética e audaciosa, foi uma mobilização da “multidão” e não de alguns.

Agora ampliaremos a luta, para que pessoas ligadas a diversos partidos e organizações não fiquem impunes, que as manobras políticas unilaterais não funcionem, e que cada vez mais o político entenda que está a serviço da população e não a seu próprio.

Inicialmente discutida apenas de discutida em novembro passado, por uma ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no ano passado obteve os votos de sua constitucionalidade da lei, pelo relator Luiz Fux e o ministro Joaquim Barbosa.

Mas articulações políticas fizeram em dezembro por pedido de vista do ministro Dias Toffoli (manobra política para interromper um processo), retardando a discussão.

Quando a ministra Rosa Weber recentemente assumiu a cadeira na Corte, deixou clara ao afirmar sua total afinidade com a norma e votou ontem pela manutenção integral da lei.

Assim com o placar final de 7 a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou ontem a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que vale já para as eleições deste ano.

Mas a lei ainda trará algumas inovações indesejáveis, como permitir o retorno de inelegíveis, pois o placar não foi o mesmo para todos os pontos.

O povo brasileiro agradece e permanecerá atento, conhecemos nossos políticos bem.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.