RSS
 

Manifestos anti-ACTA na Europa

18 Feb

Enquanto a grande imprensa procura ignorar, cresce em toda europa as manifestações contra a lei arbitrária que quer cercear a Web, a ACTA (Acordo de Comércio Anti-Contrafacção).

Em Sofia, os manifestantes de sábado passado, eram mais de 4.000 na sua maioria jovens, sorridentes e pacíficos, usavam a famosa máscara de Guy Fawkes de bigodes  que já se tornaram um símbolo depois do uso pelo grupo Anônimos e em outros movimentos de protesto globais.

Na Alemanha mais de 25.000 manifestantes enfrentaram altas temperaturas congelantes em muitas cidades alemãs para marchar contra o projeto que se diz destinado a reforçar jurídicamente os direitos de propriedade intelectual.

Também outros milhares de manifestante, a maioria jovens, apesar da neve e baixas temperaturas marcharam em cidades como Varsóvia, Praga, Bratislava, Bucareste, Vilnius, Paris, Bruxelas e Dublin.

Segundo o site  , uma programadora de 26 anos chamada Monica Tepelus, que protestava com cerca de 300 pessoas em Bucareste, afirmou: “Nós não [vamos nos] sentir mais seguros. A Internet foi um dos poucos lugares onde podemos agir livremente”.

Oposição a ACTA na Europa Oriental é especialmente forte e está se espa- lhando rapidamente talvez porque saibam que o cerceamento da livre expressão pode levar a um terrorismo de estado.

Os manifestantes têm comparado este controle usado por antigos regimes comunistas. Downloads de filmes e de música também é uma forma popular para muitos jovens europeus orientais para obter entretenimento gratuito.

“Pare o ACTA!” , dizia um cartaz carregado por um dos manifestantes 2.000 no centro de Berlim, onde as temperaturas eram de -10 Celsius.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.