RSS
 

Tecnologia da Informação: conceitos

23 Feb

O Brasil já é o sexto maior consumidor em número de usuários da internet, isto significa um mercado abrangente de usuários que são consumidores de tecnologia e influenciam a economia.

Isto significa também uma demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI), que são aqueles que trabalham com atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.

As aplicações para TI são tantas que hoje estão interligadas às mais diversas áreas, desde um simples controle de e-mails até sistemas sofisticados de controle de Redes Sociais, e por isso há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo, em termos gerais, é uma área ligada a recursos de tecnologia para uso e acesso de informação, com diversas tarefas a serem executadas.

As tarefas vão desde desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais profissionais de TI até modelos e padronizações de dados e metadados da informação.

Por causa desta amplitude, a área é dividida em várias especializações, tal como acontece com engenharia, medicina e direito, por exemplo.

Pode-se ter profissionais de TI para os mais variados segmentos: banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, e outros.

Também nessas áreas, há subdivisões e especializações.  Um segmento forte e em pleno desenvolvimento, são os profissionais que atuam com softwares comerciais (como ERP, em português CRM), outros que trabalham apenas com a criação de ferramentas para dispositivos móveis, outros que concentram suas atividades na internet e assim por diante.

Os interessados em seguir carreira na área de TI fazem cursos como ciência da computação, engenharia da computação e ciência de informação, mas há outros, também com focos mais técnicos, como tecnologia em redes de computadores e tecnologia em banco de dados, além de certificações e cursos de pós-graduação “lato Sensu” para profissionais já formados em alguma das carreiras de TI.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.