RSS
 

Windows 8 só para outubro

21 Mar

As notícias que vem da empresa da Microsoft é que o Windows 8 fará sua estreia somente em dezembro deste ano e que o trabalho estaria sendo terminado somente no verão de lá (corresponde ao nosso inverno aqui que termina em setembro).

Os ambientes vão funcionar para os chips Intel (INTC) e ARM Holdings Plc (ARM), apesar da tentativa de manterem os planos em segredo uma vez que diversos gadgets que incluem tablets estarão sendo lançados, sendo portanto uma concorrência direta com os tablets da Apple.

O lançamento inicial inclui dispositivos que executam os chips Intel e o ARM, cumprem a promessa da Microsoft de suportar ambos os padrões PCs e móveis, embora os planos ainda sejam “confidenciais”, várias notícias já aparecem no blog.

Ao abraçar a tecnologia ARM, a Microsoft está usando um tipo de processadores parecido ao do iPad, da Apple. Ainda assim, haverão ao menos de cinco dispositivos ARM na estréia, em comparação com mais de 40 máquinas Intel.

Mas a empresa de Bill Gates continuará investindo nos computadores convencionais da linha Intel, no blog da empresa o gerente do Windows Stefen Sinofsky afirmou que: “nosso objetivo coletivo é atender tanto aos fabricantes de PCs convencionais [quanto aos dispositivos ARM] ao mesmo tempo”, ou seja, atendendo aos PCs Windows convencionais.

No blog IE pode-se ainda encontrar detalhes de técnicas e melhorias arquitetônicas subjacentes ao padrão emergente de navegador com os usos tanto do HTML5 “Trident” quanto ao JavaScript Chakra.

O estilo de interface é chamado Experiência Web Metro, que significa tanto o uso de mouse e teclado, quanto o de tela de toque, na verdade é um estilo clean, com os aplicativos iconizados e disponíveis na tela, ou em várias telas conforme o usuário defina sua “home”, interação intuitiva, com facilidades para imagens, vídeos e aplicativos (apps).

Estes elementos de design e interface começaram a ser trabalhados no Microsoft Encarta, destinado a interação com bibliotecas digitais multimídia, posteriormente evolui para o Windows Media Center e o Zune, estando alguns elementos presente no modelo atual do Windows Phone.

A interface Metro pode ser vista começando com o ambiente multimidia digital do Microsoft Encarta, interrompida em 2009, depois evoluiu para os ambientes de música e vídeos Windows Media Center e Zune. Atualmente os princípios do Metro estão presentes no sistema operacional móvel da Microsoft, Windows Phone, na interface do Xbox 360 e no Windows 8.

A grande espectativa do novo ambiente Windows é o uso do padrão aberto HTML5 e a influencia que isto terá nos ambientes de código aberto.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.