RSS
 

100 anos de Alan Turing

13 Apr

Passados 100 anos de seu nascimento, o Departamento de Filosofia da Universidade de De La Salle, em Manila- Filipinas, que recebe a “Conferência Internacional sobre Filosofia, Inteligência Artificial e Ciência Cognitiva” e vai comemorar os 100º. anos do nascimento deste pensador extraordinário que viveu tão pouco, apenas 42 anos.

Concebido na Índia, Alan Mathison Turing nasceu em Londres dos pais Julius Mathison Turing e Sara Ethel Turing, filha do engenheiro-chefe da Railways Madras, Edward Waller Stoney.

Segundo o site Business Mirror, o Embaixador Britânico nas Filipinas, Stephen Lillie declarou: “sem o trabalho inovador de Alan Turing, nunca se teria ouvido falar de Stevie Jobs ou Bill Gates”.

Com 14 anos foi matriculado na escola Sherborne School, uma escola pública em Dorset, onde “mostrou inclinação para a matemática e ciências naturais” descreve Lillie para o site. Aos 16 anos continuou em seu papel notável ao ter resolvido problemas que requeriam habilidades avançadas em matemática.

Se formou com méritos de primeiro aluno em matemática no Kings College em Cambridge, em 1943, e já em 1935 “estabeleceu uma base conceitual para a filosofia e o crescimento da moderna computação” em seu trabalho histórico em On computable numbers”, afirmou Lille.

A “máquina de Turing” fazia leituras e escritas em uma estrutura como uma fita digital moderna,que se movimentava para frente e para trás, podendo ler e escrever entretanto com tamanho infinito, e era composta de um conjunto de estados, que inspiraou os primeiros projetos de máquinas computacionais na década de 50.

Numa noite de 1954, atormentado por ser homossexual motivo pelo qual já havia sido inclusive preso, mordeu uma maçã envenenada em cianeto e não acordou mais.

Desde 1966 a Association for Computing Machinery, importante associação da computação, instituiu o Turing Award, considerado o prêmio Nobel do mundo da computação.

Como parte ainda da comemoração do centésimo nascimento de Turing, o Museu de Ciência de Londres está planejando de um ano de duração de 21 de junho deste ano até esta data em 2013, que estará disponível também no website VisitBritain.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.