RSS
 

Apple e editores fizeram truste com e-books

12 Apr

Segundo nota desta quarta-feira no blog do New York Times, o Departamento de Justiça americano entrou com uma ação civil antitruste contra a Apple e várias editoras de livros importantes (Harper Collins, MacMillan, Penguin Group, Simon & Schuster e Hachette Book Group), porque as empresas se reuniram para aumentar o preço dos e-books em 2010, assunto que estamos acompanhando.

O processo federal americano avaliou que a Apple e estas editoras trabalharam para limitar a concorrência de preços dos e-books que tendiam a cair fazendo, segundo declarações no períodico que os preços dos “e-book os consumidores pagavam dezenas de milhões de dólares a mais que os e-books de outra forma teriam que pagar.”

Esta sentença teve início numa investigação que começou o ano passado sobre a Apple e as cinco editoras de livros, quando editores adotaram uma política de preços chamada de “modelo de agência”, que significa que os preços eram definidos por editores e não pelo comércio varejista.

Isto afetou diretamente a concorrencia entre a Amazon e a Apple, porque o modelo de atacado permitia a gigante varejista vender e-books até a preços menores que aquele pago pelas editoras, e isto poderia eliminar a concorrência das empresas menores.

Os peços de livros novos e best-sellers estavam se estabelecendo entre 12,99 e 14,99 dólares (em torno de R$ 25) mas neste processo a Amazon perdeu 30% do mercado caindo de uma fatia 90% do mercado, caindo para 60% fatia que foi ganha pela Barnes & Noble que ficou com 25% desta perda.

Há possibilidade de um acordo com a justiça (D.OJ. Departament of Justice), segundo afirma o Jornal, mas não há informações de como seria feito.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.