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Facebook e a dificuldade corporativa

01 May

Ser grande e integrar-se completamente no mundo corporativo pode ser um problema, alguns anunciantes e empresas de marketing parecem indicar isto conforme conta uma notícia no CNET News sobre o Facebook.

Com aproximadamente 15% da população do mundo conectada através do Facebook, parece não dar conta de usar eficientemente sua capacidade de mídia, ainda que tenha uma receita de mais de U$ 1 bilhão só em propaganda.

É uma faca de dois gumes pois precisa crescer, mas seu crescimento pode sufocar o processo de negociar propagandas e agilizar interesses pelo mundo afora, e seu sistema self-service parece não ser a gosto de muitos clientes.

O Google que fundamentalmente trabalha com algoritmos (veja entrevista no digitaltrends) curiosamente já tem alavancado mais negócios que o Facebook e mostra-se mais preparado para o mundo corporativo e tem dados passos largos neste sentido.

Quando Mark Zuckerberg saiu da Universidade de Harvard e dirigiu-se ao Vale do Silício para criar uma plataforma de conexão do mundo, ele certamente não estava pensando em criar um lugar no site para os anunciantes.

Conforme declaração conhecida de Zuckerberg: “O Facebook não foi originalmente criado para ser uma empresa” (veja na CNN), ele dizia numa carta aos acionistas quando foram lançadas as ações IPO, “ele foi construído para cumprir uma missão social – para tornar o mundo mais aberto e conectado”.

E essa missão, ele escrevia, que deveria continuar a fundamentar todas as decisões que a companhia faz, mas os problemas de privacidade e de apoio ao CISPA parecem ter obscurecido um pouco esta missão inicial tão aberta e importante.

 

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