RSS
 

Richard Stallman na USP

25 May

Richard Stallman (1953- ) é fundador do movimento software livre e do projeto GNU, e que mais tarde tornou-se a Free Sofware Foundation (FSF) (Fundação para o Software livre), que criou o circulo virtuoso a partir do qual quem usa um software livre deve manter o software construído também livre, o que permite a colaboração e o compartilhamento de milhares de software em código aberto pelo mundo, a chamada GPL (GNU Public License), que é a consolidação do conceito de copyleft, em função do conceito de copyright.

As ações judiciais, as tentativas de leis que querem acabar com o compartilhamento não conseguem limitar o enorme número de usuários que usam sua liberdade de doar e seu desejo de dividir com outras pessoas as coisas que usam e criam.

A PC World dá uma grande lista de software e ambientes livres , como Better Propaganda, onde poderão ser explorados o compartilhamento de músicas e filmes.

Há um grande número de e-books gratuitos em diversos sites, destacamos aqui o histórico site do Projeto Gutenberg, o Scribd (onde tenho um capítulo de um e-book de Portugal) e a biblioteca do Consciência.org .

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.