RSS
 

NCL a linguagem nacional para hipermídia

26 May

XML é uma metalinguagem para a Web Semântica, que procura dar significação para a Web, agora uma nova linguagem chamada NCL (Nested Context Language) cria facilidades de programação em especial usando módulos padrão de XML como XLink e SMIL.

Criada no laboratório Laboratório de TeleMídia da PUC-Rio, a linguagem NCL – Nested Context Language, é uma linguagem declarativa para autoria de documentos hipermídia baseados no modelo conceitual NCM – Nested Context Model.

Ela terá grande importância para as DTVs (tv digital) brasileira e japonesa, pois foi construída no padrão ISDB-Tb (Internacional Standard for Digital Broadcasting) e usando o middleware Ginga, o que significa que muitas aplicações poderão ser desenvolvidas para TV Interativa.

O padrão japonês ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial ) foi escolhido nos testes técnicos comparativos conduzidos por um grupo de trabalho formado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Universidade Presbiteriana Mackenzie e ratificados pela Fundação CPqD. O padrão ISDB-Tb é este padrão para o Brasil e Argentina, onde a transmissão é codificada de tal forma que uma cópia-única (copy-once) é permitiada aos usuários gravarem em uma cópia de mídia digital (D-VHS, DVD, HDD, etc).

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.