RSS
 

Brasil regulamenta o uso da internet

13 Jul

A lei está sendo chamada de Marco Civil, pode ser vista através no site da Câmara Federal, e o texto encontrado no site e-democracia, mas entidades civis como o Webcitizen discutem e levantam questionamento como:

O Marco Civil dá muita liberdade aos usuários e cria um ambiente com poucas regras? O que fazer com a indústria do copyright? O que é pré-censura? Como guardar dados sem prejudicar a privacidade? Entre outros.

A Web muda os relacionamentos, possibilita maior horizontalidade nas relações de poder e maior agilidade de opinião para pessoas comuns que não tem acesso aos canais verticais de informação: rádio, TV e propaganda.

Um exemplo recente foi os inúmeros tweets que a deputada Erundina recebeu (quase 7 mil em um dia) sobre seu posicionamento e retirada de candidatura a vice-prefeita de São Paulo.

Na prática os monopólios da informação não gostam de dividir o poder, porque podem fazer a indústria cultural funcionar e controlar opiniões, gostos e induzir a população aos seus propósitos, enquanto ouvir, dialogar e discordar é um direito democrático de todo cidadão.

O texto proposto pode ser encontrado no site e-democracia.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.