RSS
 

Hacker faz scraping com dados de políticos

12 Jan

Nesta última terça, um hacker divulgou telefones e endereços de José Dirceu, do deputado federal José Genoino (PT-SP) e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenados no processo do mensalão, além de Lula, Aécio Neves (PSDB), Maluf(PP), do senador Renan Calheiros (PMDB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.

Scraping tem como possível tradução “raspagem de dados”, o termo é usado em termos digitais para descrever atividades de extrair dados de sites e torná-los mais “amigáveis” de forma que uma pessoa leiga em contabilidade e direito, por exemplo, possa entender.

O hacker, identificado como @nbdu1nder parece estar ligado ao grupo que derrubou várias páginas governamentais e de bancos em 2011 e 2012.

Entre os dados divulgados estão supostos endereços de Lula em São Bernardo do Campo (SP), Sertãozinho (SP) e Natal (RN), bem como celulares e supostas empresas pertencentes ao ex-presidente.

O Instituto Lula informou que endereços de empresas e até a própria residência do ex-presidente já são públicos, já os dados telefônicos a Folha confirmou.

Divulgar dados sem o consentimento dos proprietários é considerado crime, mesmo que sejam verdadeiros e com intensão de ajudar a transparência pública.

Enquanto isso o Cachoeira curte sua lua de mel nas praias da Bahia, e os dados públicos que o envolvem talvez nunca conheçamos de fato.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.