RSS
 

Os papas e a tecnologia

14 Feb

Diferente de alguns católicos conservadores, os papas se deram bem com a tecnologia, claro nunca deixaram de salientar possíveis exageros e aspectos negativos (há em quase tudo que é humano), em ordem cronológica, lembrando os principais fatos, mas começando pelo atual:

1-O exemplo mais recente de Bento XVI e a tecnologia, quando ele configurou uma conta no Twitter com o endereço @ Pontifex, a palavra latina para papa, desde então o papa já tem 234 mil seguidores;

2- O papa Leão XIII, que esteve a frente da igreja de 1878-1903, apareceu num filme preto e branco no início do cinema, o filme era intitulado “Sua Santidade papa Leão XIII”, foi dirigido por William Kennedy Dickson, o inventor escocês da câmera de movimento parecida a de Thomas Edison, há ainda áudio dele cantando Ave Maria em latim, mas dizem que foi adicionado em 1903 quando de sua morte. No filme ele abençoa a câmera.

3-O papa Pio XI viveu o início do rádio e foi o primeiro a usar esta mídia para transmitir um discurso aos fiéis, ele falava inglês, latim, italiano, francês, alemão, espanhol, português, holandês, eslovaco e húngaro. Em um dos seus discursos declarou pela primeira vez, diz Frankel. “Há séculos a doutrina permanece e dá a impressão de que a igreja ficará para trás com os tempos”, disse ele, mas isto colocou novas pressões no Vaticano até este fundar sua rádio.

4-João XXIII, levou a TV a filme sobre o dia-a-dia do Vaticano, haviam programas de TV do dia-a-dia de famosos e, em 1961, ele estava a frente de seu tempo quis mudar os rumos da igreja, algumas que ainda hoje experiementamos, como a mudança nos ritos, a participação dos leigos na igreja, enfim mudanças que ainda hoje não aconteceu.

5-O papa Paulo VI, poucos sabem, foi o primeiro a usar o termo papamóvel, em 1965, para sua viagem a Nova York, mas o termo “papamóvel” só entrou em uso no reinado do Papa João Paulo II, quando em 1979, usou um carro no chassi de um Ford Série D de caminhão para sua viagem à Irlanda.

6-João Paulo II foi o papa da mídia, ator quando jovem, esportista, tinha uma voz bela para o canto, atraiu jovens e demonstrou bom humor e presença de espírito, sua imagem é ainda hoje guardada com carinho por fiéis e pessoas de boa vontade.

7- O papa Bento XVI que se despede, falou com blogueiros, twittou de um tablet, abençoou 12 astronautas que circundam a Terra no ano passado e disse “Vocês são os nossos representantes que lideram exploração da humanidade de novos espaços e possibilidades para o nosso futuro”.

Espero que o próximo papa seja moderno, apoie os espaços criados pelas novas mídias, como a liberdade de expressão da pessoa comum, seja aberto a todas culturas e religiões, ao futuro da humanidade, as novas descobertas e ao progresso do homem.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.