RSS
 

Como vai o software livre ?

02 mar

Três das plataformas de software livre servem para ver como vão os projetos, destes que são para muitas pessoas (Klay Shirky, por exemplo), uma nova perspectiva para a economia e a produção mundial.

O mais antigo e mais conhecidos é o SourceForge que tem mais de 324.000 projetos, embora são muito utilizados por desenvolvedores independentes, tem softwares convencionais como um dos mais antigos software livre o GNU e o banco de dados postgreSQL.

Atualmente GitHub e Ohloh são mais usados e conhecidos, porque usam conceitos mais atuais como versionamento e serviços Web.

GitHub é um serviço de hospedagem web compartilhado por milhares de projetos que usam um controle de versionamento que na gíria computacional é chamado Git. Foi escrito na linguagem moderna de Web Ruby on Rails, e seus principais desenvolvedores foram Chris Wanstrath, PJ Hyett e Tom Preston – Wernder da Logical Awesome, conta atualmente com 4.751.000 repositórios, que armazenam os mais diversos projetos.

Este site possui funcionalidades de uma rede social como feeds, seguidores, wikis e um gráfico que mostra como os desenvolvedores trabalham as versões nos repositórios, a rede social Diáspora, o próprio Linux e sua própria linguagem que é o Ruby on Rails estão hospedados aí.

Ohloh é um site que oferece um conjunto de serviços web e plataforma de comunidade on-line que tem como objetivo mapear a paisagem de desenvolvimento de software livre. Foi fundada pelos ex-gestores da Microsoft, Jason Allen e Collison Scott em 2004, que depois justaram-se ao desenvolvedor Luckey Robin .

Em 28 de maio de 2009, foi adquirida pela Ohloh Geeknet, proprietários da popular plataforma de desenvolvimento open source SourceForge, mais tarde vendida a Geeknet Ohloh à Black Duck Software (ou Pato Negro, ou ainda Patinho Feio para entendermos), que a mantém hoje.

A um ano atrás em 22 de fevereiro de 2012, o site listava 540.925 projetos, hoje já ultrapassa os 550.00 projetos, tendo projetos fundamentais como Firefox, PHP, Apache, Mysql, etc.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.