RSS
 

Novo design do blog e noosfera

20 mai

Esta postagem é comemorativa ao lançamento do novo design do blog e do site, Noosphereuso a arte digital de Tatiana Plakhova.

Assim como existem a biosfera, desenvolvida em milhões de anos em torno da esfera terrestre, segundo Teilhard de Chardin, o Homem surgiu como uma espécie simples sobre na Biosfera terrestre, respirando em uma Atmosfera, mas sujeito à um reino “nem mais nem menos que uma ´esfera´ – a Noosfera (ou esfera pensante) sobre-imposta coextensivamente (mas quanto mais ligada e homogênea) à Biosfera” (Chardin, 1997, p. 102).

Chardin descreve o desenvolvimento da Noosfera em duas fases uma de ocupação da Biosfera, ou de extensão como ele a chama, onde “dilata-se na primeira metade do trajeto (até o ao Equador [pensando dos polos ao centro])  … num ritmo bem parecido, se processa historicamente o estabelecimento da Noosfera” (Chardin, 1997, p. 103), e só ultimamente … é que aparecem no Mundo os primeiros sintomas de enovelamento definitivo e global da massa pensante no interior de um hemisférico superior … “ (Chardin, 1997, p. 104) e afirma que a primeira fase teve três características distintas: “Povoamento, Civilização, Individualização” (idem).

Este movimento de contração, por ele chamado de “planetarização”, nos faz surgir “um medo essencial do elemento refletido perante um Todo, aparentemente cego, cujas camadas imensas se dobram sobre ele como que para o reabsorver bem vivo … como se a Vida, depois de nos conduzir pela mão até à luz, se deixasse cair para trás, esgotada ?“ (Chardin, 1997, p. 126).

“Deste ponto de vista … não sala aos olhos que nossos receios de ´desumanização por planetarização’ são exagerados; pois que essa planetarização, que tanto nos assusta, não é mais (a julgar pelos seus efeitos) que a continuação autêntica e direta do processo evolutivo de que historicamente saiu o tipo zoológico humano?” (Chardin, 1997, p. 127). 

Chardin reafirma sua certeza que o complexo “econômico-técnico-científico-social” … “comporta-se como um corpo que irradia, sendo a irradiação formada por uma Energia livre, cuja natureza e metamorfoses deve ser objeto de um breve estudo” (Chardin, 1997, p. 130).

CHARDIN, Teilhard. O lugar do homem na natureza. Lisboa: Instituto Piaget , 1997.

 
 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.