RSS
 

A multidão, as clouds e as instituições

19 jul

A multidão portanto é aquela das pessoas comuns que CloudCrowdagora possuem mecanismos eficazes de comunicação e disseminação, não apenas aqueles dirigidos pela cultura da comunicação de massas dos meios tradicionais como jornais, TVs e cinema.

As clouds criaram e criam serviços (os apps, ou aplicativos) que possibilitam o compartilhamento de fatos, fotos e pequenos vídeos que de acordo que podem cair no gosto da multidão da multidão ou não, é como se ela fosse uma editora de informações e de notícias.

Mas estes serviços ainda são centralizados em ferramentas e instituições, isto pode ter problemas de privacidade (existem ferramentas) para isto ou de segurança quando os proprietários dos bancos de dados das ferramentas resolvem cooperar com mecanismos de segurança, em geral quase todos estados.

Outras instituições podem promover a privacidade e a segurança dos seu “povo” ou vai ter o descontentamento e a revolta da multidão.

A privacidade é um problema da multidão e a segurança das multidões.

A rede sempre esteve atenta, veja-se o protesto de autores científicos com as editoras, e o movimento de 14 anos do acesso livre (open access), veja também a revolta dos usuários do Instagram quando o Facebook resolveu mudar o termo de uso do aplicativo de fotos.

A rede está atenta aos fatos, algumas instituições, em especial aquelas vinculadas ao Estado, acreditam que ainda manipulam os fatos,, talvez seja hora de pensar o papel do estado, as ruas e as redes afirmam: Democratizar a democracia, que ainda serve a poucos.

Vale a frase de um livro influente no pensamento americano “Democracia na América”, escrito a quase um século e meio (1835)

“É evidente que a raça dos homens de Estados americanos pequenou-se singularmente desde a meio século” (Alexis Tocqueville, pg. 155, obra de 1835).

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.